Epistemologias de novos e múltiplos letramentos, identidade pós-moderna: repensando perspectivas para o ensino e aprendizagem de línguas

  • Giovani Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Nara Hiroko Takaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
Palavras-chave: Formação continuada de alunos e professores. Letramentos. Identidade pós-moderna.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar epistemologias contemporâneas sobre novos letramentos, múltiplos letramentos, letramentos críticos (CERVETTI et al., 2001; COPE; KALANTZIS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003; LEMKE, 2002; MENEZES DE SOUZA, 2007; MONTE MÓR, 2010; ROJO, 2012; TAKAKI, 2012) e identidade pós-moderna (HALL, 2006; MENEZES DE SOUZA, 2007). Ademais, visa a entender as implicações que tais teorias têm para a formação de alunos/cidadãos críticos na sociedade global atual. Esta reconfigurada pelas tecnologias da informação e comunicação. As perspectivas contempladas ao longo deste artigo nos convidam a repensar e reinterpretar as epistemologias educacionais, performances pedagógicas no intuito de promover o ensino e aprendizagem de língua inglesa (ou/e de L1, L2, LE) de forma colaborativa, transformativa, crítica e ética.

Biografia do Autor

Giovani Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
Acadêmico do Curso de Letras: Português/Inglês, da UFMS, Campus de Aquidauana.
Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
Orientadora, Professora Doutora, adjunta III, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Aquidauana/MS. Coordenadora do Projeto Pesquisa Novos Letramentos e Multiletramentos no ensino de Línguas em Letras: ressignificando em tempos globais. Membro do Projeto Professor sem Fronteiras sob a coordenação do Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Membro do Projeto Nacional de formação de professores, educação crítica, novos letramentos, multiletramentos desenvolvido por vinte universidades brasileiras em parceria com a Universidade de Manitoba (Profª. Drª. Diana Brydon) e Glendon College (Universidade de York com Prof. Dr. Ian Martin e Prof. Dr. Brian Morgan), sob a liderança do Prof. Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e Profª. Drª. Walkyria Monte Mór, ambos da Universidade de São Paulo).

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Publicado
2014-11-06
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS