Um estudo acerca das metáforas e mesclas conceituais do humano e do não humano em uma seleção de poemas de Arnaldo Antunes

  • Sandra Mina Takakura UEPA
Palavras-chave: Metáfora conceitual; Mesclagem conceitual; Lakoff; Turner; Fauconnier.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as combinações metafóricas em seleção de poemas de Arnaldo Antunes pautada nos conceitos de metáforas conceituais segundo os estudos de Lakoff e Johnson (2003[1980]) e mesclagens conceituais baseadas nos estudos de Fauconnier e Turner (2002). Os poemas foram selecionados dos livros “n.d.a.” (2010), “Agora aqui ninguém precisa de si” (2015) e “algo antigo” (2021). A recolha dos objetos pautou-se nas escolhas e combinações lexicais que ocasionavam uma tensão semântica entre os elementos humanos e não humanos. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma seleção manual das criações cujos significados observados no contexto da obra não são dicionarizados. Os corporade exclusão foram formados pelos seguintes dicionários: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2009 – versão em CD-ROM e impressa), Dicionário Houaiss de Elementos Mórficos (2009 – versão em CD-ROM). Como resultado, observou-se que o estilo do poeta está atrelado à escolha dos gêneros que transitam entre os poemas em versos livres novos e os poemas de veia neoconcreta. A pesquisa também demonstrou que o poeta faz uso de variados recursos expressivos como o uso de normas gramaticais como a composição, a desagregação vocabular e a repetição de vogais para se trabalhar o tema do humano e não humano.

Biografia do Autor

Sandra Mina Takakura, UEPA

É graduada e licenciada em letras português e inglês pela Universidade Federal do Pará (2000), fez mestrado em Língua inglesa e literatura correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e concluiu o doutorado em Letras pela Universidade do Estado de São Paulo (2019).Atualmente exerce o cargo de Professora Adjunta I junto do Departamento de Língua e Literatura na Universidade do Estado do Pará, onde atua na graduação. Autora do livro: A Arte Multissemiótica de Arnaldo Antunes: Breves Reflexões acerca do Estilo(2021) Orienta em nível de graduação no curso de licenciatura em inglês e projetos de PBIC em letras- inglês.Coordenou o Programa Inglês sem Fronteiras como representante da UEPA, junto ao MEC, Port. 750/16, protocolo 942309, publicado no Diário Oficial da União do Estado do Pará em 23 de março de 2016, n 33094 até dezembro de 2016.Coordenou o curso de Inglês no Programa Parfor - Letras, UEPA, de 2018. a 2020Líder do grupo de pesquisa GFIE (Grupo de Formação intermidialidade e Estilo) com certificação na base de diretórios do CNPQ em 19 de setembro de 2019. Cv lattes: https://lattes.cnpq.br/6477565691029568. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6882-0174

Referências

ANTUNES, Arnaldo. Agora Aqui Ninguém Precisa de Si. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

ANTUNES, Arnaldo. Algo antigo. São Paulo: Companhia de Letras, 2021.

ANTUNES, Arnaldo. N. d. a. São Paulo: Iluminuras, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra da edição russa organizada por Serguei Botcharov. Rio de Janeiro: Editora 34, 2016 [1952-1953].

BAKHTIN, Mikhail. Problemas na poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 345 p., 1981.

BALLY, Charles. Traité de stylistique française. 3. ed. Paris-Genebra, Klincksieck- Georg, 1951.

BARBOSA, Maria Aparecida. Léxico, produção e criatividade: processos de neologismo. São Paulo: Global, 1981.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970.

BRITTO, Paulo Henriques. Para uma tipologia do verso livre em português e inglês. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 19, p. 127 – 144, 2011.

CAMPOS, Haroldo de. “Da razão antropofágica: Diálogo e diferença na Cultura Brasileira”. In: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas: Ensaios de Teoria e Crítica literária. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992, p. 231-255.

CANDIDO, Antonio; CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira: Modernismo. III. São Paulo: DIFEL, 1981.

CARDOSO, Elis de Almeida. Drummond: um criador de palavras. São Paulo: Annablume, 2013.

CARDOSO, Elis de Almeida. In: RODRIGUES, Angela; ALVES, Ieda Maria. A Construção Morfológica da Palavra; Gramática do Português Culto Falado no Brasil. São Paulo: Contexto, p. 111-122, 2015.

FAUCONNIER, Gilles, TURNER, Mark. The way we think: conceptual blending and the mind’s hiden complexities. New York: Best Books, 2002.

FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 19. Rio de Janeiro: Imago, 1990

GUILBERT, Louis. La créativité lexicale. Paris: Larousse, 1975.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Instituto Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. London: U. of Chicago Press, 2003 [1980].

LAKOFF, Geroge; TURNER, Mark. More than cool reason: a field guide to poetic metaphor. Chicago & London: Chicago U. P., 1989.

LOTMAN, Iouri. La structure du texte artistiques. Tradução de Henri Meschonnic. Paris: Éditions Gallimard, 1973.

______. Introdução. In: _____. Estética e semiótica do cinema. Lisboa: Editorial estampa, 1978, p. 9-23.

______. Universe of the mind: a semiotic theory of culture. London: I. B. Tauris co Ltd., 1990,

MORAES, Vinícius De. Antologia Poética. Rio De Janeiro: Editora Do Autor, 1960.

RIFFATERRE, Michael. Estilística estrutural. Tradução de Anne Arnichand e Álvaro Lorencini. São Paulo: Cultrix, 1971.

______. Sémiotique de la poésie. Paris: Éditions du Seiul, 1983.

SPITZER, Leo. Linguistics and literary history. In: SPITZER, Leo. Linguistics and literary history: essays in stylistics. Princeton (NJ): Princeton University Press, p. 1-29, 1962 [1948].

_____. Três poemas sobre o êxtase: John Donne, San Juan de la Cruz, Richard Wagner. Trad. de Samuel Titan Jr. São Paulo: Cosac & Naify, 2003 [1962].

TAKAKURA, Sandra Mina. A Arte Multissemiótica de Arnaldo Antunes: Breves Reflexões acerca do Estilo. Lisboa: Lisbon Press, 2021.
Publicado
2024-08-01