A emoção nas interações em sala de aula: (re)conhecer para intervir
Resumo
Em pesquisa anterior (BRASILEIRO, 2012), investiguei quais emoções são mais recorrentes nas interações em sala de aula e como elas interferem no funcionamento das atividades propostas pelo professor. Verifiquei, na ocasião, a ocorrência de quadros de interação recorrentes, tendo sido a emoção identificada como elemento constitutivo desses. Por meio do discurso verbal e das pistas contextuais, foi possível estruturar quatorze desses quadros interacionais. Eles foram denominados Tópicas da Emoção na Interação em Sala de Aula, que se apoiam em emoções positivas e negativas, as quais interferem no engajamento ou não dos alunos nas tarefas propostas pelos professores. Neste estudo, interessa-me fomentar a discussão sobre como a apropriação desse saber pode contribuir para o êxito da complexa tarefa de educar. Pretendo, com isso, fortalecer a defesa da inserção de estudos da linguagem e do Interacionismo Sociodiscursivo nos cursos de licenciatura, preparando o docente para lidar com os cotidianos desafios e conflitos da sala de aula. Concluo que, ao entender como a emoção interfere nas interações professor/aluno/objeto de ensino, o professor se encontrará mais habilitado a fazer intervenções pedagógicas efetivas, no intuito de atingir os objetivos de aprendizagem propostos em sua aula.Referências
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