A emoção nas interações em sala de aula: (re)conhecer para intervir

  • Ada Magaly Matias Brasileiro FACULDADE PITÁGORAS
Palavras-chave: Emoção. Interação em Sala de Aula. Formação Docente.

Resumo

Em pesquisa anterior (BRASILEIRO, 2012), investiguei quais emoções são mais recorrentes nas interações em sala de aula e como elas interferem no funcionamento das atividades propostas pelo professor. Verifiquei, na ocasião, a ocorrência de quadros de interação recorrentes, tendo sido a emoção identificada como elemento constitutivo desses. Por meio do discurso verbal e das pistas contextuais, foi possível estruturar quatorze desses quadros interacionais. Eles foram denominados Tópicas da Emoção na Interação em Sala de Aula, que se apoiam em emoções positivas e negativas, as quais interferem no engajamento ou não dos alunos nas tarefas propostas pelos professores. Neste estudo, interessa-me fomentar a discussão sobre como a apropriação desse saber pode contribuir para o êxito da complexa tarefa de educar. Pretendo, com isso, fortalecer a defesa da inserção de estudos da linguagem e do Interacionismo Sociodiscursivo nos cursos de licenciatura, preparando o docente para lidar com os cotidianos desafios e conflitos da sala de aula. Concluo que, ao entender como a emoção interfere nas interações professor/aluno/objeto de ensino, o professor se encontrará mais habilitado a fazer intervenções pedagógicas efetivas, no intuito de atingir os objetivos de aprendizagem propostos em sua aula.

Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, FACULDADE PITÁGORAS
Graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas); especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Atualmente é professora assistente da Faculdade Pitágoras e da PUC Minas, atuando também em pós-graduações de outras instituições. Dedica-se às áreas de Metodologia Científica e Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: ensino de produção de texto, linguística textual, discurso docente, interacionismo, metodologia e pesquisa científica. É autora dos livros: Manual de Produção de Textos Acadêmicos e Científicos; Estilo e Método e de outras publicações que abrangem os temas linguagem e metodologia, sobre os quais também produz material didático, para o Ensino a Distância.

Referências

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino. 2012. 263 f. Tese (Doutorado em Letras – Língua Portuguesa e Linguística). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

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Publicado
2014-11-06
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS