Poesia, expressividade e ensino, as múltiplas faces de Guaraciaba Micheletti
Referências
BALLY, Charles. Le language et la vie. 3. ed. aum. Geneve: Librarie Droz, 1965.
BORDINI, Maria da Glória. Aproximações à lírica. In: BARBOSA, Márcia Helena S.; Becker, Paulo (orgs.) A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013.
BRANDÃO, Helena Nagamine Hatsue; MICHELETTI, Guaraciaba (Orgs.). Aprender e Ensinar com textos didáticos e paradidáticos. v.2. São Paulo: Cortez, 1997. Coleção Aprender e Ensinar com textos.
IGNEZ, Alessandra Ferreira; MICHELETTI, Guaraciaba. A diversidade linguística e o texto literário: uma leitura de “Como se fosse um boi”, de Lourenço Diaferia. Landa, v. 10, p. 33-48, 2021.
LEVIN, Samuel R. Estruturas lingüísticas em poesia. Trad. de José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1975.
MICHELETTI, Guaraciaba et al. (orgs). Enunciação e estilo: práticas de análise estilístico-discursivas. São Paulo: Terracota, 2011.
MICHELETTI, Guaraciaba; GEBARA, Ana Elvira Luciano. Repetição e Expressividade na poesia In: LUNARDI, Giovana Reis. (Org.). Linguística, letras e artes: discursos e políticas. São Paulo: Atena, 2023, p. 106-119.
MICHELETTI, Guaraciaba; PERES, Letícia Paula de Freitas; GEBARA, Ana Elvira Luciano. Leitura e construção do real. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
MICHELETTI, Guaraciaba. Inéditos – Poemas. Linha d' Água, n. 12, p. 115-118, dezembro, 1997.
RIFFATERRE, Michael. Estilística estrutural. Trad. de Anne Arnichand e Álvaro Lorencini. São Paulo: Cultrix, 1971.
SPARANO, Magalí Elisabete. Sonoridade e sentido em textos poéticos. In.: MICHELETTI, Guaraciaba et al. Estilística: um modo de ler... poesia. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Andross, 2006.
SPARANO, Magalí Elisabete. (Org.); MICHELETTI, Guaraciaba. (Org.). Estilística: exercícios de análise. São Paulo: Terracota, 2016.
Copyright (c) 2024 Revista Primeira Escrita
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Primeira Escrita, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Primeira Escrita efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.