Cultura, língua e identidade surda
da inclusão à educação bilíngue
Resumo
Tem por objetivo a aprendizagem significativa do surdo, desde sua inclusão ao zero ano de idade, na educação infantil, e se estendendo ao longo da vida, através da educação bilíngue. Objetiva elencar os princípios legislativos que fundamentam a Língua Brasileira de Sinais – Libras, nos aspectos específicos da inclusão e educação bilíngue de surdos, que não podem ser compreendidos fora do espectro de cultura e identidade, tecendo para tanto, total ênfase na língua natural como maior expoente de um povo, como também a ocorrência intercultural, e que em suma convergem para a aprendizagem significativa. Destaca a responsabilidade da gestão escolar como centro de operação e concretização da inclusão escolar, bem como das demais leis educacionais em vigor, assim como é responsável em seu eixo de gestão pedagógica na condução à aprendizagem significativa. Optou-se pelo instrumental da metodologia de pesquisa exploratória e levantamento bibliográfico à explicitação da temática em questão, para que através da observação e interpretação do referencial teórico, se pudesse aplicar os conceitos e conhecimentos levantados ao objetivo da pesquisa. Conclui-se, então, que a educação bilíngue é o caminho mais excelente à formação e projeção do surdo ao pleno exercício de cidadania.
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