Contação de histórias para as crianças surdas em Libras
Resumo
A trajetória histórica mostra a necessidade que os surdos apresentam de viver em comunidade, essa pesquisa irá abordar contato das crianças surdas com a literatura em sinais. Teve como objetivo mostrar os resultados parciais da produção de dados do projeto de extensão intitulado ‘Contando Histórias em Libras’ que teve início no ano de 2020, realizado na Escola Municipal Maria Antônia que através da contação de histórias em Língua de Sinais as crianças surdas venham entender e adquirir conhecimentos da cultura visual e identidade surda por meio das obras literárias e da contação de histórias e como objetivos específicos: Adquirir através do contato com o surdo instrutor adulto a aquisição da Língua de Sinais Brasileira; Reconhecer-se como surdo através da referência do surdo adulto professor; contribuir para a formação da cultura e identidade surda nas crianças através da literatura surda. A metodologia utilizada foi baseada nas pesquisas pós-críticas em educação, lançado mão dos pressupostos de tipos de leituras que prima por valorizar a cultura e identidade surda e, nesse contexto, sua aquisição pelas crianças surdas. A presença do profissional surdo adulto foi importante nesse acompanhamento escolar para aquisição da língua de sinais e referência surda para sua formação. A partir dos resultados preliminares dessa pesquisa e argumentos citados ao longo dessa produção, pode-se concluir o papel importante que a literatura surda tem na constituição do ser surdo, da sua subjetividade e no desenvolvimento linguístico das crianças surdas.
Referências
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