O olhar do contemporâneo em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Autores

  • Alline Danielle Charão Escobar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Alonso Torres Freire Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55028/sy7q3b16

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Machado de Assis, Giorgio Agamben, Contemporâneo

Resumo

Este trabalho analisa o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em diálogo com o conceito de contemporâneo de Giorgio Agamben, entre outros autores. A pesquisa investiga como a obra de Machado, por meio da ironia, da construção do narrador e da crítica social, expõe as contradições da elite brasileira do século XIX e as estruturas sociais. A análise também evidencia como Machado de Assis antecipa uma postura crítica que se aproxima da noção de contemporâneo proposta pelo filósofo italiano Giorgio Agamben, entendida como a capacidade de perceber as sombras e fissuras de seu próprio tempo. Assim, o estudo busca demonstrar que Memórias Póstumas de Brás Cubas permanece atual, oferecendo um olhar crítico não apenas sobre a sociedade oitocentista, mas também sobre dilemas ainda presentes no século XXI.

Biografia do Autor

  • Alline Danielle Charão Escobar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Graduada em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

  • José Alonso Torres Freire, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professor de Literatura Brasileira no Curso de Letras do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Campus de Campo Grande) e em Estudos Culturais (Campus de Aquidauana).

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Machado de Assis: biografia. Disponível em: https://www.academia.org.br/academicos/machado-de-Assis/biografia. Acesso em 08 de julho de 2025.

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. 92 p.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional; Revista Brasileira: Jornal de Literatura, Teatros e Indústria, 1880.

CANDIDO, Antonio. Esquema Machado de Assis. In: ______. Vários escritos. 4. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas Cidades; Ouro sobre Azul, 1995.

OXFORD LANGUAGES. Contemporâneo. In: Google Dicionário. [S. l.]: Oxford University Press. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em:

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000. (Coleção Espírito Crítico).

Downloads

Publicado

2026-02-15