DO ROTEIRO AOS PROTAGONISTAS: A MUTABILIDADE ARQUETÍPICA DA SÉRIE THE END OF THE F***ING WORLD

  • Renan da Silva Dalago Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Ágatha Martins Avila Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Altamir Botoso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Palavras-chave: Arquétipos, Construção da obra, The end of the f***ing world

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de observar a construção dos arquétipos no roteiro e protagonistas da série The End of the F***ing World (2017), partindo da ideia de que esses arquétipos se modificam durante a composição e construção da narrativa. Dessa forma, pontuaremos os principais arquétipos presentes na narrativa audiovisual, analisando sua relevância na construção do roteiro e dos personagens principais durante os episódios e desenrolar da série, para isso, foram realizados estudos bibliográficos destacando as obras de Jung (2000), Vogler (1998), Mark & Pearson (2017), entre outros autores. Concluímos, assim, a existência de mutabilidade arquetípica na narrativa e sua importância na construção de personagens profundos e ambíguos.

Biografia do Autor

Renan da Silva Dalago, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Maringa – UniCesumar. Graduando em Licenciatura em Letras- Português/Espanhol e suas respectivas literaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária Campo Grande - MS (UEMS-UUCG). Pós-graduando Especialização em Comunicação, semiótica e linguagens visuais pela Universidade Braz Cubas. E-mail: renandalago@gmail.com
Ágatha Martins Avila, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Graduanda em Licenciatura em Letras- Português/Espanhol e suas respectivas literaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária Campo Grande - MS (UEMS-UUCG). E-mail: agathamartins66@gmail.com
Altamir Botoso, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Doutor em Letras pela Universidade Estadual de São Paulo Júlio Mesquita Filho (Unesp/Assis). Professor no curso de Licenciatura em Letras- Português/Espanhol e suas respectivas literaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária Campo Grande - MS (UEMS-UUCG). E-mail: abotoso@uol.com.br

Referências

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. Tradução Adail Ubirajara Sobral. 10ª edição. São Paulto : Cultrix/Pensamento, 1997.

JUNG, C G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. 2ª edição. Perrópolis, RJ : Vozes, 2000.

PEASON, C. MARK, M. O herói e o fora da lei: como construir marcas extraordinárias utilizando o poder dos arquétipos. Tradução Merle Scoss. São Paulo : Cultrix, 2017

RANDAZZO, S. A criação de mitos na publicidade: como publicitários usam o poder do mito e do simbolismo para criar marcas de sucesso. Tradução de Mario Fondelli. 2ª edição. Rio de Janeiro : Rocco, 1996

VOGLER, C. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Tradução de Ana Maria Machado. 2ª edição. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1998

The end of the F***ing World. Direção: Jonathan Entwistlle 1 temporada (160min). Distribuição: Channel 4 / All 4 / Netflix, 2018.

Publicado
2019-04-08
Seção
ESTUDOS LITERÁRIOS - ARTIGOS