O DISCURSO RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA EM UM DEBATE ELEITORAL POLÍTICO

  • Elaine Fonseca Poslin- UFMG/Doutoranda em Estudos Linguísticos
Palavras-chave: discurso político. discurso religioso. retórica. ethos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral a realização de uma análise retórico-argumentativa de um debate político eleitoral realizado no ano de dois mil e quatorze, entre os candidatos à presidência da república brasileira na TV Aparecida. O objetivo específico desse artigo é a identificação da utilização de um discurso religioso como estratégia discursiva. Como respaldo teórico, além da prova retórica do ethos, desenvolvida por Aristóteles, foram utilizadas algumas conceituações e categorizações elaboradas por Charaudeau (2006, 2007, 2008) acerca do discurso político e dos estudos da argumentação. Ao final da análise, foi constatada a tentativa de identificação com o auditório católico através da menção a personalidades e à simbologia católica e/ou a construção de um “ethos de católico” por parte dos candidatos.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Lisboa: Biblioteca de Autores Clássicos, 2005.

CHAP, B. C. Religious rhetoric and American politics: the endurance of civil religion in electoral campaigns. Cornell: Cornell University Press, 2012.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Editora Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

FUNARI, P.P.; GRILLO, J. G. Política, retórica e religião na Grécia antiga in: SOUZA, J. R. A.; SILVA, J. L. P. (Orgs). Educação, Política e Religião no mundo antigo. Teresina: EDUFPI, 2012, p.61-88.

GONZÁLEZ, Justo L. Uma história ilustrada do cristianismo. São Paulo: Vida Nova, 2002.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Publicado
2019-04-08
Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS