DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA

  • Simone dos Santos França UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Dificuldades dos aprendizes brasileiros. Escrita. Ensino e aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar algumas dificuldades dos aprendizes brasileiros em relação à escrita em língua espanhola. Os aspectos apresentados serão abordados em linhas gerais. Quanto à escolha do tema, esta tem um caráter subjetivo, motivada pela dupla experiência como estudante e professora de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Atualmente, há uma grande demanda pelo ensino e aprendizagem da língua espanhola, mas, diferentemente do que muitos acreditam, o espanhol não é uma língua tão fácil para os brasileiros, uma vez que a semelhança entre as duas línguas faz com que a primeira etapa de aprendizagem seja de grande estímulo e motivação, visto que o mínimo de conhecimento de espanhol permite ao aluno entender o que lê e escuta e comunicar o imprescindível; porém, nas etapas mais avançadas, a semelhança constitui uma fonte contínua de interferência. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica explicando o problema em questão a partir de referências teóricas. Há tempos tem preocupado docentes e investigadores o papel que a LM desempenha na aquisição de LE, de forma que a teoria linguística e a da aprendibilidade têm estado presentes nas últimas décadas com a finalidade de ajudar a compreender melhor o papel da LM na aquisição de LE. Por outro lado, tem-se o ensino da escrita em LE como um fenômeno complexo, cuja caracterização é possível na medida em que o docente a relaciona com um contexto específico, observando fatores diversos, como a natureza da escrita em LE e seu ensino, no qual se inter-relacionam enfoques didáticos e concepções curriculares.

Biografia do Autor

Simone dos Santos França, UFMS/CPAQ
Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Licenciatura em Letras/Espanhol pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

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Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS