O MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS

  • Andréa Rogéria Vareiro Lescano UFMS
  • Rejane de Aquino Souza UFMS
Palavras-chave: Mapa Conceitual. Ensino/Aprendizagem. Surdo.

Resumo

Buscou-se caracterizar, por meio de pesquisas empíricas concluídas, as possibilidades do gênero textual mapa conceitual como um recurso a ser utilizado no processo de ensino de alunos surdos, usuários de Libras, e a sua viabilidade como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem desses alunos. Esta produção resulta de uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa. A base de dados foram cinco pesquisas empíricas (ALMEIDA, 2013; SOUZA; MARTINS, 2015a; SOUZA; MARTINS, 2015b; CHARALLO; FREITAS; ZARA, 2017; SANTOS et al., 2018) com objetivos afins, isto é, o uso do gênero textual mapa conceitual como instrumento pedagógico para os processos de ensino e de aprendizagem do aluno surdo. As pesquisas utilizadas foram selecionadas em plataformas eletrônicas que são suportes de produções científicas. Conclui-se que o uso do mapa conceitual como recurso didático-pedagógico favorece, sobremaneira, os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos surdos. Nota-se que o uso desse recurso relaciona-se ao reconhecimento das potencialidades visuais dos alunos surdos e ao benefício da exploração de recursos afins – Pedagogia Visual – para a aquisição de conhecimento desses alunos.

Biografia do Autor

Andréa Rogéria Vareiro Lescano, UFMS
Graduanda em Letras – Habilitação Português/Espanhol – pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Rejane de Aquino Souza, UFMS
Mestra em Psicologia e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Referências

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Seção
ENSINO DE LÍNGUAS, SEMIÓTICA, SEMÂNTICA, SINTAXE - ARTIGOS