RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA AFRO-BRASILEIRA EM OGUM'S TOQUES

  • Dejair Dionísio FACALE/UFGD
  • Leoné Astrid Barzotto FACALE/UFGD
Palavras-chave: Exu, Lei 10.639/03, literatura afro-brasileira, resiliência, resistência.

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para a compreensão do olhar estético literário na produção apresentada na coletânea Ogum’s Toques. Ela se insere num bojo de publicações que trazem à tona verdades ocultadas em textos que não se debruçam sobre a diversidade, que tratam das questões do racismo estrutural e da necessidade de compreensão e valorização do sistema civilizatório, impregnado em seus poemas. Em “Poema-ebó”, por exemplo, de Lívia Natália, uma das autoras que compõem a coletânea, podemos observar a necessidade de compreensão e conhecimentos de fazeres literários e de conceitos religiosos que perpassam a literatura afro-brasileira. Intentamos, assim, apresentar outros fazeres poéticos.

Biografia do Autor

Dejair Dionísio, FACALE/UFGD
Professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Letras
Leoné Astrid Barzotto, FACALE/UFGD
Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras

Referências

DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contempoânea. Um território contestado. Rio de Janeiro: Horizonte/UERJ, 2012.

JAGUN, Márcio de. Yorubá: vocabulário temático do candomblé. 1. Ed. Rio de Janeiro: Litteris, 2017.

NATÁLIA, Lívia. Poema-ebó. In: ADÚN, Guellsaar; ADÚN, Mel; RATTS, Alex (Orgs.). Ogum’s Toques Negros: Coletânea Poética. Salvador: Editora Ogum’s Toques Negros, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria de Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, CIDINHA. “Prefácio”, In: ADÚN, Guellsaar; ADÚN, Mel; RATTS, Alex (Orgs.). Ogum’s Toques Negros: Coletânea Poética. Salvador: Editora Ogum’s Toques Negros, 2015.

VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás: deuses iorubás na África e no novo mundo. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2018.

Seção
ESTUDOS LITERÁRIOS - ARTIGOS