RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA AFRO-BRASILEIRA EM OGUM'S TOQUES
Resumo
O presente trabalho visa contribuir para a compreensão do olhar estético literário na produção apresentada na coletânea Ogum’s Toques. Ela se insere num bojo de publicações que trazem à tona verdades ocultadas em textos que não se debruçam sobre a diversidade, que tratam das questões do racismo estrutural e da necessidade de compreensão e valorização do sistema civilizatório, impregnado em seus poemas. Em “Poema-ebó”, por exemplo, de Lívia Natália, uma das autoras que compõem a coletânea, podemos observar a necessidade de compreensão e conhecimentos de fazeres literários e de conceitos religiosos que perpassam a literatura afro-brasileira. Intentamos, assim, apresentar outros fazeres poéticos.Referências
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura brasileira contempoânea. Um território contestado. Rio de Janeiro: Horizonte/UERJ, 2012.
JAGUN, Márcio de. Yorubá: vocabulário temático do candomblé. 1. Ed. Rio de Janeiro: Litteris, 2017.
NATÁLIA, Lívia. Poema-ebó. In: ADÚN, Guellsaar; ADÚN, Mel; RATTS, Alex (Orgs.). Ogum’s Toques Negros: Coletânea Poética. Salvador: Editora Ogum’s Toques Negros, 2015.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria de Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, CIDINHA. “Prefácio”, In: ADÚN, Guellsaar; ADÚN, Mel; RATTS, Alex (Orgs.). Ogum’s Toques Negros: Coletânea Poética. Salvador: Editora Ogum’s Toques Negros, 2015.
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás: deuses iorubás na África e no novo mundo. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2018.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Primeira Escrita, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Primeira Escrita efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.