DIALETOLOGIA E ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL

  • Marcela Moura Torres Paim Universidade Federal da Bahia
  • Laura Camila Bráz Almeida Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Formar cidadãos críticos e respeitadores das diversidades culturais e linguísticas em que estão inseridos deve ser o objetivo da escola. Nesse sentido, se faz importante conhecer o dialeto e a cultura nos quais os indivíduos estão inseridos. Através da relação entre a Dialetologia e o ensino, o estudante poderá entender que existem formas alternantes de se dizer o mesmo na língua, com o mesmo valor de verdade, num determinado contexto comunicativo. Assim, surgiu a proposta de realizar uma oficina pedagógica no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Federal de Sergipe, com a finalidade de incentivar a elaboração de sequências didáticas que incentivassem o respeito à diversidade linguística. Dessa forma, este trabalho poderá trazer consequências positivas, pois o conhecimento de mundo dos estudantes inseridos na pesquisa se ampliará, através da aprendizagem por meio do jogo, a partir das cartas do Atlas Linguístico do Brasil, contribuindo com o combate ao preconceito linguístico.

Biografia do Autor

Marcela Moura Torres Paim, Universidade Federal da Bahia
Professora Associada de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas
Laura Camila Bráz Almeida, Universidade Federal de Sergipe
Professora Associada de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas

Referências

CARDOSO, Suzana. et al. Atlas Linguístico do Brasil. Londrina: Eduel, 2014. v. 1.

CARDOSO, Suzana. et al. Atlas Linguístico do Brasil. Londrina: Eduel, 2014. v. 2.

CARDOSO, Suzana. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola, 2010.

DOLZ, J.; SCHNEWLY, B e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010.

FERREIRA, Manuela Barros; CARRILHO, Ernestina; LOBO, Maria; SARAMAGO, João; CRUZ, Luísa Segura. Variação linguística: perspectiva dialectológica. In: FARIA, Isabel Hub; PEDRO, Emília Ribeiro; DUARTE, Inês; GOUVEIA, Carlos A. M. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Editorial Caminho, S.A., 1996. p. 479-502.

KLEIMAN, Ângela. Leitura, ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 2008.

LOPE BLANCH, M.. La sociolingüística y la dialectología hispánica. In: ALVAR, M. & LOPE BLANCH, M. En torno a la sociolingüística. México, UNAM, 1978, p.33-58.

NASCENTES, Antenor. Bases para a elaboração do atlas lingüístico do Brasil. Rio de Janeiro: MEC; Casa de Rui Barbosa, v. 1, 1958. v. 2, 1961.

SERRANI, Silvana. Discurso e cultura na aula de língua/ currículo – leitura – escrita. Campinas, SP: Pontes, 2005.

Publicado
2019-12-19