LÉXICO E CULTURA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEXICAL EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO ESTUDO DE NOMES FANTASIAS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

  • Shirlene Aparecida da Rocha UNIVERSIDADE FEDRAL DE MINAS GERAIS UFMG INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS IFNMG
  • Andreza Marcião dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
Palavras-chave: Educação, Léxico, Cultura

Resumo

Este trabalho analisa quais são os processos de formação de algumas palavras utilizadas nas escolhas dos nomes de estabelecimentos comerciais na cidade de Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha, nomes que surgem como novas palavras ou reaproveitamento de palavras já existentes. O objetivo é mostrar como o léxico de uma cidade pode se tornar instrumento didático-pedagógico para ser usado em sala de aula, proporcionando o desenvolvimento da competência lexical dos alunos a fim de que produzam novas unidades lexicais. Alusivo ao desenvolvimento teórico são considerados estudos de Abbade (2012), Basílio (2018), Bechara (1999), Biderman (1978), Cunha e Cintra (2001), Ferraz (2006), Ferraz (2008), Ferraz (2016), Isquerdo e Oliveira (1998), Michaelis dicionário brasileiro de língua portuguesa on-line (2019), Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1999) e Sandmann (1988, 1993). Selecionou-se 35 nomes através de anúncios publicitários de empresas em redes sociais, como Facebook e Instagram, e panfletos distribuídos pela cidade, que posteriormente foram listados em quadro e explicados alguns processos de criação utilizados. O que se comprovou com a pesquisa foi que todo falante conhece as regras lexicais da língua e que o léxico de uma língua espelha e ajuda a construir o contexto histórico, econômico e sociocultural de uma comunidade em diferentes épocas e espaços, ratificando a indissociabilidade entre língua e cultura.

Biografia do Autor

Shirlene Aparecida da Rocha, UNIVERSIDADE FEDRAL DE MINAS GERAIS UFMG INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS IFNMG
Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-Minas; Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG campus Araçuaí.
Andreza Marcião dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG
Mestra em Ensino de Ciências e Humanidades pela UFAM; Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Referências

ABBADE, C.M. de S. Lexicologia social: a lexemática e a teoria dos campos lexicais. In: ISQUERDO, A.N; SEABRA, M.C.T.de (org). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande:editora UFMS, 2012.v.VI. p.145

ALVES, Ieda Maria. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Ática, 2004.

BASILIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Editora contexto, 2018.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

BIDERMAN, M.T.C. Teoria linguística (linguística quantitativa e computacional). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

____. Léxico e vocabulário fundamental. Alfa, São Paulo, 40: 27-46, 1996.

CARVALHO, Nelly. Publicidade. A linguagem da sedução. 3. ed. SP: Ática, 2003.

COSTA, R.P. Rendas, Redes e Lendas: o vocabulário das rendeiras do município de Raposa, Maranhão. 2016. Tese de doutorado – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FERRAZ, Aderlande P. A inovação lexical e a dimensão social da língua. In: SEABRA, Maria Cândida Costa de (Org.). O léxico em estudo. Belo Horizonte: UFMG-FALE, 2006.

______. Os neologismos no desenvolvimento da competência lexical. In: HENRIQUES, Claudio Cezar; SIMÕES, Darcilia. Língua portuguesa, educação & mudança. São Paulo: Europa, 2008.

FERRAZ, Aderlande P. FILHO, Sebastião C.S. O. O desenvolvimento da competência lexical e a neologia no português brasileiro contemporâneo. In: FERRAZ, A.P. (Org.). O léxico do português em estudo na sala de aula. Araraquara: Letraria, 2016.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001

ISQUERDO, Aparecida Negri; OLIVEIRA, A. N. (Org.). As ciências do léxico; lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: Editora da UFMS, 1998. V. I

MICHAELIS. Dicionário Michaelis da língua portuguesa. Rio de Janeiro: DTS Software Brasil Ltda., versão eletrônica, 1998.

NEUMEIER, Marty. Zag: a estratégia número 1 das marcas de sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2009.

PRADO, Natália Cristine. Nomes comerciais. In: O uso do inglês em contexto comercial no Brasil e em Portugal: questões linguísticas e culturais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 71-97.

SANDMANN Antônio José. Formação de palavras no português brasileiro contemporâneo. Curitiba:

Scientia et Labor/Ícone, 1988.

SANDMANN Antônio José. Morfologia geral; novas palavras do português do Brasil, Nomenclatura Gramatical Brasileira, mecanismos de estruturação vocabular. São Paulo: Contexto, 1993.

Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1999.

VILELA, Mário. Léxico e gramática. Coimbra: Almedina, 1995.

SITES DA INTERNET

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro acesso em 27 de junho 2019

Publicado
2019-12-19