LÉXICO E CULTURA: DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA LEXICAL EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO ESTUDO DE NOMES FANTASIAS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
Resumo
Este trabalho analisa quais são os processos de formação de algumas palavras utilizadas nas escolhas dos nomes de estabelecimentos comerciais na cidade de Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha, nomes que surgem como novas palavras ou reaproveitamento de palavras já existentes. O objetivo é mostrar como o léxico de uma cidade pode se tornar instrumento didático-pedagógico para ser usado em sala de aula, proporcionando o desenvolvimento da competência lexical dos alunos a fim de que produzam novas unidades lexicais. Alusivo ao desenvolvimento teórico são considerados estudos de Abbade (2012), Basílio (2018), Bechara (1999), Biderman (1978), Cunha e Cintra (2001), Ferraz (2006), Ferraz (2008), Ferraz (2016), Isquerdo e Oliveira (1998), Michaelis dicionário brasileiro de língua portuguesa on-line (2019), Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1999) e Sandmann (1988, 1993). Selecionou-se 35 nomes através de anúncios publicitários de empresas em redes sociais, como Facebook e Instagram, e panfletos distribuídos pela cidade, que posteriormente foram listados em quadro e explicados alguns processos de criação utilizados. O que se comprovou com a pesquisa foi que todo falante conhece as regras lexicais da língua e que o léxico de uma língua espelha e ajuda a construir o contexto histórico, econômico e sociocultural de uma comunidade em diferentes épocas e espaços, ratificando a indissociabilidade entre língua e cultura.Referências
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