CONCORDÂNCIA DA 1ª PESSOA DO PLURAL: O QUE DIZEM OS TEXTOS ESCOLARES?
Resumo
Neste trabalho objetiva-se descrever como ocorre a variação da primeira pessoa do plural em textos produzidos por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se apoio nos pressupostos teórico-metodológicos da proposta formulada por Labov (1963, 1966; 2008 [1972]), Tagliamonte (2006), dentre outros. O corpus analisado é constituído por 103 (cento e três) textos narrativos, produzidos por alunos de duas escolas públicas. As ocorrências das variantes foram codificadas e submetidas ao pacote de programa do Goldvarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Os resultados apontam que há um processo de variação linguística envolvendo o uso da concordância verbal na escrita. Assim, pôde-se verificar que existem fatores sociais e linguísticos condicionando o emprego dessa variável; indicam que a prática pedagógica precisar ser sensível à diversidade sociodialetal e sugerem uma organização dessas variantes em pelo menos dois blocos de comportamento sociolinguístico: variantes de maior prestígio social x variantes de menor prestígio e aceitação social.Referências
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