O que pode a infância? Revoluções de encontros em uma escola de Educação Infantil

  • Amanda Silva de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar o espaço ocupado pela infância em uma escola de Educação Infantil, e é oriundo de uma pesquisa de doutorado em andamento, desenvolvida com três professoras e 23 alunos do grupo III da Educação Infantil, de uma escola municipal de Campo Grande/MS. A partir da seguinte questão: “quanto de infância cabe na Educação Infantil?” a pesquisa se estabelece nesse espaço por meio de observações de aulas e encontros com crianças e professora. Encontros que foram presenciais (somente com as professoras) e também a distância (com crianças e professoras). Discute-se pressupostos de infância, cartografia e complexidade, que direcionam um modo de operar na pesquisa, na escrita, nas problematizações. Por fim, apresenta-se uma composição escrita, guiada pela infância e pelas marcas dos encontros tidos até aqui. A infância é, aqui, revolução.

Biografia do Autor

Amanda Silva de Medeiros , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista CAPES.

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (currículo) pela PUCSP, professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2021-10-16