Como as histórias em quadrinhos podem ser vistas (para além) no ensino de Matemática

  • Vanuza Camargo Durães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Larissa Molgora Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Já na pré-história as pinturas rupestres traziam conceitos que encontramos nas Histórias em Quadrinhos (HQs), como a disposição de imagens para construir uma narrativa, a ordem que eram organizadas, entre outros aspectos. No Brasil, as HQs passaram por um período de rejeição, sendo repudiadas no sistema educacional e censuradas por conta de temas como drogas e sexo. Entretanto, hoje vemos como um grande apoio em sala de aula e não só em disciplinas idiomáticas, como costumeiramente é remetido, mas em história, geografia e, (por que não?) em Matemática. Adjetivada como “chata”, “difícil”, “destinada a alguns poucos privilegiados”, entre outros, essa disciplina e a “fama” que carrega consigo acabam por criar barreiras nos processos de ensino e aprendizagem. Para entender mais sobre isso e de forma a ilustrar as produções que existem nessa área, traremos neste artigo resultados de duas dissertações, a partir das quais discutiremos um pouco a respeito de como mudar essa visão que a sociedade em geral tem a respeito da Matemática. Além disso, apresentamos uma ferramenta que pode ser utilizada no processo de construção de HQs em sala de aula e que faz parte de uma pesquisa em andamento, aliando os conteúdos matemáticos a esse gênero literário.

Biografia do Autor

Vanuza Camargo Durães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda em Educação Matemática pela mesma Universidade. TCC - "Diversos tipos de texto matemático" - aprovado com louvor. Projeto de Pequisa do Mestrado - "Produção de histórias em quadrinhos: articulando tecnologias digitais e sala de aula" Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atuou como professora no Ensino Fundamental II.
Publicado
2021-10-23