Valorização do discurso para a aprendizagem em geometria: um estudo com acadêmicos de um curso de Matemática

  • Cleide Ribeiro Mota Arinos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Everton Luiz de Oliveira
  • José Luiz Magalhães de Freitas

Resumo

Este artigo traz análise de uma atividade realizada por acadêmicos de Geometria Euclidiana Plana. Essa atividade foi realizada em uma disciplina, de um curso de Matemática, de uma Universidade Federal. São observações de uma pesquisadora, com o professor da disciplina e de seu orientador diante das discussões realizadas via monitoria estágio docência. Assim, a atividade foi analisada na perspectiva das condições cognitivas da aprendizagem da geometria, conforme o modelo teórico de Raymond Duval. Foram identificados diversos tipos de visualizações, raciocínios e o discurso para a resolução da atividade. As interações via Google Meet e WhatsApp contribuíram com a visualização e com o desenvolvimento de raciocínios para a aprendizagem de conceitos e demonstrações nessa disciplina. Além disso, o professor da disciplina, diante das discussões, percebeu possíveis aproximações da disciplina de geometria com o campo da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Cleide Ribeiro Mota Arinos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Este artigo trata da questão heurística e da reconfiguração em triângulos e quadriláteros na resolução de áreas de figuras planas. As atividades foram propostas a alunos do quinto e sexto anos do Ensino Fundamental. A heurística e a reconfiguração permitiram encontrar na própria figura caminhos para determinar sua área. Apresenta-se uma breve discussão teórica sobre este modo de olhar para as figuras geométricas. Por fim, são apresentados alguns resultados sobre o uso da reconfiguração nas figuras como exploração heurística. Conclui-se que a visualização, articulada com a linguagem e os tratamentos figurais que as figuras permitem, contribui para a aprendizagem de área, permitindo ao aluno outro modo de pensar e raciocinar.

Publicado
2021-10-23