Cálculo mental com números racionais: um estudo com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental

  • Andressa Coelho UNIDERP
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Anhanguera – Uniderp

Resumo

Este estudo visa compreender estratégias e dificuldades que alunos do 5° ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Campo Grande apresentam ao utilizar o cálculo mental na resolução de situações-problema que envolvam números racionais positivos. Para embasamento teórico desta pesquisa foi escolhida a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, de modo a considerar a devolução e as situações adidáticas, tanto para a elaboração das atividades quanto para análise das produções dos alunos diante delas. O desenvolvimento experimental da pesquisa se apoiou na metodologia da Engenharia Didática descrita por Artigue, que se caracteriza por realizações didáticas em sala de aula. Em decorrência da pandemia da COVID-19 as sessões didáticas estão acontecendo de maneira on-line, ainda em fase inicial de desenvolvimento, por meio da exploração de uma diversidade de recursos materiais, linguagens, representações e situações-problema que levem os alunos a situações de ação, formulação e validação. A participação intensa dos alunos indica que a escolha das atividades está alcançando o objetivo de desafiá-los e envolve-los, possibilitando que no decorrer dos encontros, possam se amparar nas estratégias desenvolvidas para a utilização do cálculo mental com números racionais.

Publicado
2021-10-23