Matemática(s) e produções de vídeos: quem são os protagonistas?

  • André Luiz Oliveira Capoano UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Larissa Beatriz Molgora Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O contexto de distanciamento social causado pela pandemia do covid-19 causou no cenário educacional uma dependência de recursos tecnológicos digitais nunca antes vista nem vivenciada. Num mundo que vinha já se tornando cada vez mais conectado, as salas de aula estavam ainda longe dessa rede de conexões. Diante disso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Mato Grosso do Sul. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo era o de analisar os aspectos que envolvem a produção de vídeos de matemática por alunos do 2° ano do Ensino Médio. Para isso, fizemos uma proposta de produção de vídeos com os alunos sobre o conteúdo de matrizes, buscando não somente a integração tecnologias-alunos, como também evidenciar a Complexidade e contextualizações da matemática. Após isso, aplicamos um questionário anônimo, cujas respostas foram analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo, proposto por Lefèvre e Lefèvre (2000). A partir da análise dos dados produzidos com o questionário, foi possível perceber e discutir a emergência de aspectos tais quais: Complexidade na educação e protagonismo no construto de seres-humanos-com-mídia.

Publicado
2021-10-23