Pela internet: pesquisa em Educação Matemática e a netnografia

  • Alessandra dos Santos da Silva UFMS
  • Luzia Aparecida de Souza

Resumo

O presente texto pretende discorrer sobre a pesquisa netnográfica, considerando os movimentos em relação ao uso dos ambientes de transmissão virtuais e as relações que passaram a se estabelecer entre os sujeitos em virtude da pandemia. Os diferentes modos de interação humana mediada pelas tecnologias, e as diferentes formas de ser, saber, fazer e viver de professores de diferentes lugares do Brasil trazem antigas e novas questões relacionadas à produção de conhecimento por diferentes culturas/ciberculturas. Um mundo contemporâneo que compreende relativizações nos processos de produção e propagação de conhecimentos, saberes, fazeres e falares em espaços midiáticos. Os aportes teóricos e metodológicos desse tipo de pesquisa que trago para interlocução é de KOZINETS (2104) e Fresno (2011). No decorrer do texto aparece a letra das músicas do cantor brasileiro Gilberto Gil e as mudanças de olhar acerca da utilização da internet e que refletem os comportamentos de muitos usuários, principalmente dos professores no contexto da pandemia. A utilização da netnografia e as discussões sobre diferentes temas que perpassam a educação podem ser alvo de estudos e pesquisas, com a intenção de provocar a incorporação dos debates nas discussões na formação de professores pesquisadores em Educação Matemática.

Publicado
2021-10-23