A reflexividade do professor e os desafios no ensino remoto de matemática em Paranaíba/MS

Resumo

Este resumo apresenta uma obra em andamento, com resultados parciais sobre a reflexividade do professor baseada nos estudos de Donald Schön[1], visto que o teórico abordava na maioria de suas pesquisas, um contextualizado estudo sobre profissional reflexivo. Analisando a educação atual, especificamente o professor que ensina matemática no âmbito da educação básica, refletimos também com o momento em que nossa sociedade está assolada pela Pandemia do Corona Vírus, possibilitando que as aulas sejam de caráter remoto, o que justifica os desafios. O objetivo geral deste estudo é investigar o professor reflexivo, e os desafios de ensinar matemática em uma escola pública da rede estadual. Os objetivos específicos visam contextualizar algumas obras de Donald Schön com real momento em que vivemos e detalhar o trabalho de um grupo colaborativo de pesquisa de uma escola do município de Paranaíba/MS. A metodologia utilizada fora à pesquisa de campo em uma abordagem predominantemente qualitativa. Na fundamentação teórica do artigo, a intenção foi expor a fala de teóricos que contextualizam o ensino de matemática; sobre o professor reflexivo; sobre os estudos de Donald Schön e os desafios do ensino remoto no âmbito escolar. Os resultados obtidos parcialmente com a pesquisa foram frutos de investigação e entrevistas no grupo colaborativo citado acima, com encontros quinzenais feitos via internet, exposições reflexivas sobre os desafios e estratégias de ensinar matemática no segundo semestre de 2021 através do ensino remoto. Considerando o trabalho, percebemos que o professor que ensina matemática está cada dia mais propício a fazer uma reflexão sobre sua prática e principalmente sobre sua formação.

 

[1] Donald Schön foi um Filósofo e Pedagogo estadunidense que estudou sobre a reflexão na educação, sendo pioneiro no desenvolvimento do conceito “ciência-ação” (SHIGUNOV,2017).

Publicado
2021-10-15