AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Kleber Ramos Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esta pesquisa de Mestrado vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seu principal objetivo é caracterizar as propostas de ensino das operações de Adição e Subtração, no Conjunto dos Números Inteiros, em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2014. Para as análises utilizaremos, como referencial teórico e metodológico, a Teoria Antropológica do Didático (TAD) que nos permitirá mapear as propostas de ensino do conteúdo investigado, por meio da análise das Organizações Matemáticas e Didáticas dos referidos livros. Dessa forma, conseguiremos identificar, relativamente às operações de adição e subtração de inteiros, tanto a matemática quanto às abordagens propostas nos livros didáticos.

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Publicado
2015-03-13