CONHECIMENTOS CONSOLIDADOS DE ACADÊMICOS SOBRE OS NÚMEROS NEGATIVOS

  • Adriano Tiburcio de Sousa Acadêmico de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina
  • Bruno de Souza Alves Acadêmico de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina
  • Antonio Sales Professor Doutor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida com a participação de acadêmicos de Licenciatura em Matemática e envolvendo acadêmicos de outras áreas do conhecimento. O objeto da pesquisa foi o conhecimento remanescente sobre números inteiros negativos, conteúdo aprendido na educação básica. Discute também as propriedades quantitativa e qualitativa dos números e aponta para um conhecimento mal construído sobre os números relativos. Os resultados indicam que um elevado percentual apresenta dificuldades em cálculos com os números negativos. Observamos também que os professores estão condicionados a mostrar somente o que o livro didático traz e assim na maioria das vezes não se trabalha com os diversos significados que o número negativo pode admitir.

Referências

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Publicado
2015-03-13