A IDENTIFICAÇÃO DE CONVERSÕES EM SITUAÇÕES COMBINATÓRIAS POR ALUNOS DE ANOS INICIAIS

  • Juliana Azevedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Rute Borba Universidade Federal de Pernambuco
  • Marilena Bittar Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como alunos identificam conversões realizadas em diferentes registros de representações semióticas em situações combinatórias. Para isso, foi aplicado um teste com 16 alunos do 5º ano em que eles precisavam identificar dois tipos de conversão: de língua natural para listagem ou para árvore de possibilidades; de listagem ou árvore de possibilidades para expressão numérica. Também era solicitado que as crianças justificassem suas respostas. Observou-se que reconhecer a conversão de situações combinatórias de língua natural para listagem ou para árvore obteve uma maior taxa de sucesso, quando comparado com o reconhecimento da conversão para expressão numérica, o que pode implicar num maior grau de congruência para a primeira conversão. Além disso, as crianças, em geral, não conseguiam justificar suas respostas em função da operação realizada. Nesse sentido, se faz necessária uma maior atenção na conversão para expressões numéricas, pois, esta não acontece com facilidade para os alunos deste nível de ensino.

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Publicado
2016-12-07
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021