SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

UMA PROPOSTA PARA INTRODUZIR O CONCEITO DO QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS

Resumo

O presente artigo resulta de um trabalho desenvolvido na disciplina de Didática da Matemática, no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da UFMS. O objetivo foi elaborar uma sequência didática para introduzir o conceito de quadrado da soma de dois termos, utilizando as fases da Engenharia Didática e a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. A importância do tema justifica-se pela sua relevância no currículo matemático e sua presença em álgebra e geometria. Este artigo apresenta a sequência didática com suas análises preliminares e a priori das situações propostas, enquanto outro artigo complementar irá detalhar a experimentação e a análise a posteriori. A sequência didática é destinada ao nono ano, visando facilitar a compreensão e aplicação do quadrado da soma de dois termos. Com esse estudo foi possível modelizar diversos teoremas em ação que os estudantes podem mobilizar ao lidar com as situações propostas evidenciando, assim, a pertinência das fases da engenharia didática utilizadas para a elaboração da sequência didática.

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Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024