CERTO OU ERRADO, EIS A RESOLUÇÃO:
EXPERIMENTAÇÃO E ANÁLISE A POSTERIORI DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA SOBRE O QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS
Resumo
Este artigo é uma extensão de uma atividade da disciplina de Didática da Matemática, parte do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), temos como objetivo analisar a resolução dos alunos em uma atividade centrada no conceito do quadrado da soma de dois termos, verificando a lógica subjacente utilizada por eles para chegar às respostas, independentemente de serem corretas ou incorretas. No artigo é discutido a importância de analisar os processos cognitivos dos alunos durante a resolução de problemas, destacando a necessidade de entender suas trajetórias de pensamento para ajustar práticas pedagógicas e desenvolver habilidades de pensamento crítico. A experimentação foi realizada com alunos do 9º ano em uma escola municipal em Costa Rica–MS. Os resultados mostraram que os alunos enfrentaram dificuldades para iniciar as questões. No entanto, a discussão em grupo revelou que alguns alunos assumiram papéis de liderança, promovendo o engajamento e a justificativa dos métodos utilizados. Essa prática docente evidenciou a importância da análise dos resultados dos alunos e a necessidade de ajustes nos planejamentos de aula para atender melhor às necessidades dos alunos.
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