SABERES A ENSINAR E SABERES PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NOS PROGRAMAS DE MATEMÁTICA DA 5ª E 6ª CLASSES ENSINO PRIMÁRIO DE ANGOLA NO PERIODO DE 2002 A 2016
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar Estatística no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2016. A questão central é: Que estatística a ensinar e para ensinar estiveram presentes no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2016? A mesma esteve revestida de fundamentos teóricos – metodológicos na perspectiva sociocultural, considerando autores que evidenciam o saber objetivado no centro do estudo da formação profissional do professor, representados pelo saber a ensinar e saber para ensinar articulados entre si, conjecturados por hipótese em matemática a ensinar e matemática para ensinar presentes na formação profissional do professor que ensina matemática. Para o processo de transformação da informação em saber científico a análise baseou-se em dois dos quatro estágios de Burke, nomeadamente a coleta/recompilação e análise, reconfigurados em etapa da recompilação de experiências docentes e a análise comparativa dos conhecimentos dos docentes. Como resultados, os programas analisados enquanto produto cultural de uma determinada sociedade, responderam as finalidades educativas da sua época bem como reuniram e sistematizaram saberes a ensinar e para ensinar Estatística, articulados em mútua dependência e mobilizados para a formação profissional do professor de matemática no período em estudo.
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