SABERES A ENSINAR E SABERES PARA ENSINAR ESTATÍSTICA NOS PROGRAMAS DE MATEMÁTICA DA 5ª E 6ª CLASSES ENSINO PRIMÁRIO DE ANGOLA NO PERIODO DE 2002 A 2016

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar Estatística no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2016. A questão central é: Que estatística a ensinar e para ensinar estiveram presentes no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2016? A mesma esteve revestida de fundamentos teóricos – metodológicos na perspectiva sociocultural, considerando autores que evidenciam o saber objetivado no centro do estudo da formação profissional do professor, representados pelo saber a ensinar e saber para ensinar articulados entre si, conjecturados por hipótese em matemática a ensinar e matemática para ensinar presentes na formação profissional do professor que ensina matemática. Para o processo de transformação da informação em saber científico a análise baseou-se em dois dos quatro estágios de Burke, nomeadamente a coleta/recompilação e análise, reconfigurados em etapa da recompilação de experiências docentes e a análise comparativa dos conhecimentos dos docentes. Como resultados, os programas analisados enquanto produto cultural de uma determinada sociedade, responderam as finalidades educativas da sua época bem como reuniram e sistematizaram saberes a ensinar e para ensinar Estatística, articulados em mútua dependência e mobilizados para a formação profissional do professor de matemática no período em estudo.

Biografia do Autor

Eslome Bicicleta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal Mato Grosso do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática/Brasil. Mestre em Ensino das Ciências na especialidade de Matemática pelo ISCED-Huila em Angola. Licenciado em Ciências de Educação, opção Matemática pela Universidade Agostinho Neto, professor do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, Angola.

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de educação/Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília, especializada em manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e graduada em Ciências Habilitação em Matemática pelo UniCeub/DF. Professora do Instituto de Matemática da UFMS, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS desde 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso – MS e GHEMAT – Brasil.

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Publicado
2024-12-20
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024