LABORATÓRIO, MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE:

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o uso de laboratórios na formação de professores de matemática, com ênfase no “Laboratório de Inovação e Criatividade”. Foi realizado um levantamento bibliográfico do período de 2010 a 2023, utilizando as palavras-chave “laboratório”, “matemática” e “formação de professores” em cinco bases de dados: Google Acadêmico, Microsoft Academic, Science Direct, SciELO e CAPES Periódicos. Foram selecionados 11 artigos e, após a leitura dos resumos, foram desconsiderados aqueles que não abordavam diretamente a temática proposta. Os artigos selecionados foram agrupados em cinco categorias: inovação em laboratórios educacionais, impacto na formação docente, metodologias ativas, aprendizado colaborativo e desafios na implementação. A literatura aponta que, embora haja avanços na utilização de laboratórios, ainda há lacunas em estudos mais aprofundados sobre sua aplicação prática. Conclui-se que mais estudos são necessários para investigar o impacto dos laboratórios na formação de professores e no desempenho dos alunos.

Referências

BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz M. Laboratórios de educação matemática. In: BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. (Ed.). Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: Editora UFMS, 2005. p. 231-265.

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. São Paulo: Artes Médicas, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GARCIA, F. O.; PEREIRA, C. S.; FRASSON, A. C.; SALLES, V. O. Tecnologias móveis na formação inicial do professor de matemática<br>Mobile technologies in initial teacher training in mathematics. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p214-230. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/43483. Acesso em: 29 jul. 2024.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos. In: LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 3-37.

MOVIMENTO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Entrevista com Helena Singer: inovação como contraponto à retirada de direitos sociais. 2018. Disponível em: https://movinovacaonaeducacao.org.br/noticias/entrevista-com-helena-singer-inovacao-como-contraponto-a-retirada-de-direitos-sociais/. Acesso em: 29 jul. 2024.

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos de Pesquisa. [s.l.], v. 48, n. 169, p.802-829, set. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053145239. Acesso em: 29 jul. 2024.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, v. 9, n.

, p. 1–6, set. 2001.

RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias et al. Um Olhar sobre tecnologias digitais na formação de professores que ensinam Matemática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. e22056-e22056, 2022.

RODRIGUES F. C.; GAZIRE. L. S. Os diferentes tipos de abordagem de um laboratório em matemática e suas contribuições para a formação de professores. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 114-131, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n1p114. Acesso em: 14 ago. 2024.

RUSTICK, Andressa; PEREIRA, Renata Vanessa Souza Gonçalves; TORTOLA, Emerson. Laboratório de ensino de matemática: uma experiência com a construção de materiais didáticos. Disponível em: https://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/RELATOS/titulos/RELA25.PDF. PDF Publicado em: 2014. Acesso em: 14 ago. 2024.

TURRIONI, Ana Maria Silveira. O Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. Dissertação de Mestrado, Unesp – Rio Claro, 2004.

Publicado
2024-12-18
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XVIII SESEMAT - 2024