CHATGPT, POEMA E UM CLUBE ROBÓTICA EDUCACIONAL:
UMA VISÃO LATOURIANA SOBRE ESSES ACTANTES
Resumo
Com o objetivo de apresentar um relato sobre encontros de um clube de Robótica, o poema “A magia da Robótica” foi utilizado para orientar a partir de suas estrofes e versos a discussão das ações dos encontros. Cenário para a produção de dados de uma pesquisa de abordagem qualitativa de doutorado, o clube é composto por estudantes do ensino médio de uma escola estadual pública do Mato Grosso do Sul e professores pesquisadores em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O relato cita encontros que abordaram a apresentação de Robótica, apresentação de linguagem de programação, estudo de programação em blocos, montagem de robô, estudo de sensores e outros. Esse é o primeiro momento. Assumindo uma postura latouriana, discutiremos como o poema “A magia da Robótica” e o ChatGPT são actantes no processo de produção desse artigo. Esse é o momento dois.
Referências
ASIMOV, Isaac. Eu, robô. Aleph, 2014.
CAMPOLINA, Daniela; RAJÃO, Raoni. As redes de humanos e não humanos na gestão participativa das águas: o caso do núcleo córrego João Gomes Cardoso- Contagem-MG. In: COUTINHO, Francisco Ângelo; VIANA, Gabriel Menezes. (org). Teoria ator-rede e educação. 1º Ed- Curitiba: Appris, 2019.
CHIARI, Aparecida Santana de Souza; SOARES, Débora da Silva. Uso humanizado de Tecnologias Digitais: o vídeo como actante em uma prática avaliativa de Matemática. Anais do IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Natal-Rio Grande do Norte. 2024.
COUTINHO, Francisco Ângelo; VIANA, Gabriel Menezes. (org). Teoria ator-rede e educação. 1º Ed- Curitiba: Appris, 2019.
FERRARI, Machado. COUTINHO, Francisco Ângelo. Quem atua na inclusão? Contribuições latourianas para um novo olhar sobre o processo inclusivo de adolescentes surdos no ensino regular. In: COUTINHO, Francisco Ângelo; VIANA, Gabriel Menezes. (org). Teoria ator-rede e educação. 1º Ed- Curitiba: Appris, 2019.
GOULART, Maria Inês Mafra; COUTINHO,Francisco Ângelo; PEREIRA, Alexandre Fagundes. “Quando é que nós vamos dar a resposta certa?” Formas híbridas de categorização na exploração do mundo por crianças pequenas. In: COUTINHO, Francisco Ângelo; VIANA, Gabriel Menezes. (org). Teoria ator-rede e educação. 1º Ed- Curitiba: Appris, 2019.
LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do ator-rede. Edufba, 2012.
OLITE, Francisca Mercedes Diego; SUÁREZ, Ileana del Rosario Morales ; LEDO, María Josefina Vidal . Chat GPT: origen, evolución, retos e impactos en la educación. Educación Médica Superior, v. 37, n. 2, 2023.
OpenAI. Faça um poema educacional sobre robótica. GPT-4. versão. Inteligência Artificial. Disponível em:https://chatgpt.com/. Acesso em: 15 de jul. 2024.
SOK, Sarin; HENG, Kimkong. ChatGPT for education and research: A review of benefits and risks. Cambodian Journal of Educational Research (2023) Vol. 3, No. 1, pp. 110–121.