AVAMEC:
UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar proposta de formação veiculada pelo Ministério da Educação (MEC) no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (AVAMEC), tendo em vista que com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação de professor passa a solicitar a apropriação de saberes que se apresentam a partir desse documento. Para tanto, recorremos a elementos da História do Tempo Presente, a partir de autores como Reinhart Koselleck, Paul Ricoeur e René Rémond, com aporte na ideia de que os fatos constituintes da tríade passado/presente/futuro são constituídos a partir do espaço de experiência dos agentes, haja vista que estes já vivenciaram várias práticas que contribuíram com o desenvolvimento delas. A partir das experiências, os atores dos fatos delineiam um horizonte de expectativas para um futuro em relação a conhecimentos dos professores para o exercício do seu ofício. A análise centrou-se no curso elaborado pela Secretaria de Educação Básica e oferecido no ambiente AVAMEC. A partir das análises, concluiu-se que a proposta guarda vestígios de ideias defendidas por organismos internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, bem como delineia um conjunto de saberes para a formação do professor.
Referências
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