Ostensivos e a Construção do Conceito de Coordenadas no Ensino Fundamental
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma análise de livros didáticos centrada na construção do conceito de coordenadas no plano cartesiano. Utilizamos os resultados de uma pesquisa em desenvolvimento realizada pelo primeiro autor do artigo no mestrado em Educação Matemática que, em virtude dos dados produzidos, permitiu um novo olhar para os elementos presentes na atividade matemática relacionada ao ensino de coordenadas cartesianas. Analisamos coleções de livros didáticos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, de mesma autoria, aprovadas no período de vigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais e que continuaram aprovadas com a Base Nacional Comum Curricular. A análise foi realizada à luz da Teoria Antropológica do Didático e direcionamos nosso foco à definição do conceito de objetos ostensivos. Os resultados evidenciam, entre outros, as diferentes maneiras pelas quais o conceito de coordenadas é construído desde os primeiros anos escolares e os diferentes ostensivos utilizados nesse processo até chegar à representação matemática de pares ordenados no plano cartesiano, que se torna o principal ostensivo utilizado para representar pontos e passa a ser utilizado inclusive para a resolução de tarefas de outros objetos matemáticos.