PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE PRÉ-ESCOLA
NOÇÕES MATEMÁTICAS E ATIVIDADES LÚDICAS
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de mestrado em fase inicial, vinculada à linha Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FAED/UFMS), que tem por objetivo identificar noções matemáticas presentes em atividades lúdicas propostas pelos docentes que atuam em turmas da pré-escola. Corroboramos com Azevedo (2013), quando afirma que é possível trabalhar as diferentes áreas de conhecimentos nas diversas situações e nos espaços que a instituição de Educação Infantil oferece, a partir do que é próprio da infância – o brincar. Isso implica reconhecer a criança como sujeito de direitos que é capaz de produzir uma cultura da infância a partir do seu protagonismo, nas relações entre crianças e crianças, bem como nas relações entre crianças e adultos. É importante ressaltar que a Matemática deve estar atrelada ao cotidiano das crianças, por meio de situações práticas do dia a dia, como por exemplo nas atividades de contar os objetos da sala, distribuir brinquedos entre os colegas, medir ingredientes para uma receita e organizar brinquedos por cores ou tamanhos. Tais práticas permitem que as crianças utilizem diferentes conceitos matemáticos de forma contextualizada, vivenciando situações que são significativas para elas, tornando o aprendizado mais concreto e relevante, estimulando o interesse pela Matemática de forma natural. Lorenzato (2006) pontua que as atividades lúdicas surgem como uma estratégia pedagógica eficaz para a introdução dos primeiros conceitos matemáticos, como quantidade, formas, padrões e relações espaciais. Partindo desses pressupostos, nos questionamos: Quais noções matemáticas são priorizadas no trabalho com a ludicidade na pré-escola? Para tanto, realizaremos uma pesquisa documental, que usará como fonte primária os planos de aulas de professores/as que atuam na pré-escola da rede pública de Campo Grande/MS. Os resultados serão analisados à luz da perspectiva histórico-cultural, que considera a brincadeira como atividade principal do desenvolvimento da criança. Neste sentido, esperamos que esta pesquisa nos permita identificar noções matemáticas presentes em atividades lúdicas propostas pelos docentes que atuam turmas de pré-escola.