COMPREENSÃO DA DEFINIÇÃO FORMAL DE LIMITE E A NOÇÃO DE DISTÂNCIA

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  • Alex Vinicius de Bastos Rangel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vitória Lourenço Luges da Silva

Resumo

Esse trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. O cálculo tem se mostrado uma disciplina em que os estudantes apresentam muitas dificuldades. Foi realizada uma sequência didática abordando o conceito de limite com estudantes da turma de Bacharelado em Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O objetivo deste artigo é discutir brevemente sobre invariantes operatórios identificados na primeira sessão de atividades desenvolvidas. Para isso, nos baseamos na Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Vergnaud, que define que os invariantes operatórios e outros conceitos que auxiliam os estudantes a estruturar as formas de organização dos esquemas mobilizados durante a resolução das atividades. Por meio da análise, concluímos que a proposta de primeira atividade da sequência didática, conjuntamente com a abordagem inicial da experimentação, permitiu a correta construção do conceito de distância entre dois números reais pelos estudantes e a mobilização de importantes invariantes operatórios para o favorecimento da compreensão da definição formal de Limite.

Publicado
2025-08-27
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025