PESQUISAS DE EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO NO PERU (2000-2024)
Resumo
No Peru, o programa de educação de graduação com especialização em matemática é chamado de Educação em Matemática. A pesquisa busca mostrar um panorama da Educação em Matemática com base na produção simbólica em programas de graduação no Peru, do ano 2000 até 2024. O início desse período coincide com transformações políticas — fim da ditadura e transição para a democracia —; sociais — com o surgimento de movimentos trabalhistas, ambientais e indígenas —; e educacionais — com a criação e consolidação dos cursos e a formalização de seus repositórios. Analisa-se, de forma específica, as pesquisas em Educação em Matemática realizadas na graduação, e, de forma geral, na segunda especialidade e no mestrado. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo histórico-descritivo, com delineamento documental. A metodologia apoia-se no campo científico de Pierre Bourdieu, utilizando conceitos de produção simbólica. Outras teorias utilizadas são a cienciometria de Price e na estruturação de sistemas e categorias de análise documental de Diaz. Diferentemente de outros tipos de pesquisa, a investigação documental possibilita a construção de conhecimento (Alonzo, 1994). Como referencial teórico, utilizou-se o campo científico de Pierre Bourdieu (2004) com o conceito de “produção simbólica”. Embora Price (1963) não utilize o termo “cienciometria”, ele estabelece as bases conceituais dessa área em seu livro Pequena ciência, grande ciência. Um antecedente importante é a pesquisa de Diaz e Sime (2016), que analisou 554 teses de doutorado de 13 universidades, com base em elementos como gênero, modalidade e produção acadêmica. Já Diaz (2015) investiga 37 dissertações de mestrado e 86 monografias de bacharelado, com categorias como especialidade (dividida em graduação e mestrado) e modalidade (pesquisas quantitativas e qualitativas). O presente trabalho refere-se aos cursos de Educação em Matemática das universidades peruanas entre 2000 e 2024. A pergunta norteadora é: quais são as principais características das pesquisas nos cursos de Educação em Matemática? O objetivo geral é formar uma visão geral da educação em matemática por meio da pesquisa de produção simbólica em programas de graduação de 2000 a 2024. Os objetivos específicos são: analisar as características dos programas de graduação; analisar as produções simbólicas dos programas de graduação; mostrar as singularidades de todas as pesquisas analisadas. As produções simbólicas consideram as especialidades da Educação em Matemática, o gênero dos pesquisadores, a modalidade das pesquisas e a distribuição por universidade. Os resultados parciais dos anos de 2000 a 2024 foram para as especialidades, as categorias e quantidades de trabalhos são: graduação com 1895 trabalhos, segunda especialidade com 170 e pós-graduação com 517. Quanto ao gênero, os dados indicam 61,26% de autores homens e 38,74% de autoras mulheres. As modalidades de pesquisa apresentam os seguintes percentuais: monografia (22,88%), pesquisa acadêmica quantitativa (66,05%), mista (1,01%) e qualitativa (15,07%). Na análise por universidade, foram contabilizadas 2852 pesquisas entre graduação, segunda especialidade e pós-graduação. No recorte qualitativo, das 1895 investigações de graduação analisadas, 52 pesquisas eram de cunho qualitativo, provenientes de instituições como UDEP, UNSA, UARM, UNE, EESPPM, PUCP e UNA. A pesquisa será concluída com a análise das produções simbólicas dos cursos de graduação e evidenciando as singularidades das pesquisas analisadas.