CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS:

UM PROCESSO DE PESQUISA-FORMAÇÃO

  • Janini Gomes Caldas UFMS
  • Suely Scherer

Resumo

O artigo apresenta movimentos iniciais de um processo de pesquisa-formação com professores de Matemática de uma escola pública de Aquidauana/MS. O objetivo geral deste trabalho é analisar dados de um processo de pesquisa-formação-integração com professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental para integrar Tecnologias Digitais (TD) ao currículo escolar. A metodologia da pesquisa é orientada pela epistemologia da complexidade e a formação é baseada no modelo F@R (Formação, Ação e Reflexão). A pesquisa-formação, nesta pesquisa caracteriza-se como encontros para planejamento e avaliação de aulas desenvolvidas, integrando tecnologias digitais, como aplicativos e softwares, ao currículo escolar. Os dados da pesquisa foram produzidos em encontros quinzenais da pesquisadora com professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, capturados em formato de áudio, além de registros em um diário de bordo da pesquisadora. A análise dos dados será apresentada em formato de narrativa da pesquisadora. Os resultados iniciais indicam que, apesar de desafios como demandas burocráticas e limitações de tempo, os professores parceiros da pesquisa começaram a ressignificar suas práticas pedagógicas e a explorar novas abordagens para o ensino de Matemática, com uso de tecnologias.

Publicado
2025-08-13
Seção
Trabalho Completo – Comunicação Oral - XIX SESEMAT - 2025