PRÁTICA PEDAGÓGICA E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: UM ESTUDO PRAXEOLÓGICO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE DOCÊNCIA

  • Adriana Barbosa de Oliveira UFMS
  • Marilena Bittar UFMS

Resumo

Neste artigo relatamos alguns resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre a prática pedagógica de professores de Matemática em início de carreira, cujo objetivo principal é investigar a relação entre os conhecimentos adquiridos por esses professores durante sua formação inicial sobre o tema função e sua prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. A Teoria da Base do Conhecimento (SHULMAN, 1986) fundamenta nossa pesquisa nos apontando as vertentes do conhecimento sobre função que estamos investigando: conhecimento de conteúdo do objeto de estudo;conhecimento pedagógico do objeto de estudo e conhecimento curricular. Como referencial teóricometodológico adotamos a Teoria Antropológica do Didático – TAD (CHEVALLARD, 1999) que permite, por meio da análise das organizações didática e matemática desenvolvidas pelos professores, identificar quais conhecimentos são mobilizados e colocados em prática durante suas aulas. Para essa investigação, realizada com dois professores em início de carreira que atuam no nono ano do Ensino Fundamental, realizaremos entrevistas semi-estruturadas, observações em sala de aula e análise dos planos de aula elaborados por esses professores, como também do capítulo referente ao estudo de Funções do livro didático utilizado pelos mesmos. Dessa forma, apresentamos agora parte da análise do livro didático utilizado pelo professor Pedro participante da pesquisa. Os autores optam por apresentar o conteúdo de funções como a interdependência entre grandezas. Na análise praxeológica observamos certo equilíbrio em relação aos blocos saber-fazer [T,  ] e saber [ ,  ]. No entanto, em alguns momentos a retomada de conteúdos poderia/deveria ter sido realizada pelos autores para que houvesse uma melhor compreensão.

Referências

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