UM ESTUDO DE INTERAÇÃO ENTRE DOMÍNIOS NA VALIDAÇÃO DE IGUALDADES ENTRE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

  • Adriano da Fonseca Melo UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar aprendizagens no trabalho com expressões algébricas, por meio dos procedimentos que fazem uso de validações utilizando o domínio aritmético e geométrico com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Será utilizado como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, para estudar as relações aluno-saber nas fases de ação, formulação e validação de estratégias utilizadas diante das atividades a eles propostas. Também serão investigadas as validações feitas pelos alunos por meio de mudanças de domínios, no sentido de Douady, em particular as interações de domínios e possíveis aprendizagens que delas poderão resultar. A análise das fases de validação será feita com base nos estudos feitos por Margolinas. Para coleta de dados será utilizada a engenharia didática, proposta por Artigue, a qual será constituída da elaboração e aplicação de uma seqüência didática, que pressupõe estudos prévios com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o tema, bem como de aspectos prescritivos e descritivos de ocorrências durante o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados de estudos preliminares e da pré-experimentação apontam a existência de uma certa dificuldade dos alunos a realizarem esta interação entre o domínio aritmético – geométrico, algébrico – geométrico e aritmético – algébrico, sendo que nesta última interação os alunos encontram mais dificuldades por não perceberem algumas propriedades numéricas necessárias para resolverem as expressões algébricas. Além disso, alguns alunos tiveram dificuldade para diferenciar área de perímetro, o que dificultou para eles iniciar a atividade, e outros a dificuldade foi por não terem provavelmente lido o enunciado da atividade com atenção o que se resolveu após breve diálogo com os colegas.

Referências

ARTIGUE, M et al, Ingeniería didáctica en educación matemática, México: Grupo editorial Iberoamérica, 1995.

BOOTH, L. R., Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In. COXFORD, A. e SHULTE, A. O (Org.), As idéias da álgebra, trad. DOMINGUES, H. H., São Paulo: Atual, 1995.

BROUSSEAU,G.. Fondaments et methodes de la didactique des Mathematiques. Recherches de Didactique de Mathématiques. Vol. 7, Nº 2. pp 33-115. Grenoble : La Pensée Sauvage, 1986.

BROUSSEAU, G., Os diferentes papéis do professor, in. PARRA, C. & SAIZ, I (Org.)., Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, trad. LLORNS, J.A., Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino, trad. BOGÉA, C., São Paulo: Ática, 2008.

CARDIA, L. S. F., Integrando a geometria com a álgebra na construção de expressões algébricas, São Paulo: dissertação de mestrado defendida na PUC, 2007.

DOUADY, R.. La ingeniería didáctica y la evolución de su relación con el conocimiento., in. GÓMEZ, P., Ingenierie didáctica en educación matemática. Bogotá: Iberoamérica, 1995.

DOUADY, R.. Jeux Cadre et dialectiques outil-objet. Recherche en Didáctique des Mathématiques. Grenoble: La Penseé Sauvage-Éditions, v. 7.2, p. 5-31. Ano 1986. 26

FREITAS, J. L. M. de. Teoria das situações didáticas. In. MACHADO, S. D. A.(Org.), Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: Educ. 2008.

MARGOLINAS, C.. De l’importance du vrai et du faux dans la classe de mathématiques. Grenoble-França: La Pensée Sauvage, 1993.

TELES, R. A. de M. Imbricações entre campos conceituais na matemática escolar: um estudo sobre as fórmulas de área de figuras geométricas plans. Recife: Tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Pernambuco no programa de pós – graduação em Educação, 2007.

USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilização das variáveis. In. COXFORD, A. e SHULTE, A. O. (Org.), As idéias da algebra, trad. DOMINGUES, H. H., São Paulo: Atual, 1995