CONSIDERAÇÕES INICIAIS ACERCA DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE ENSINO DE ÁLGEBRA LEVANTADAS DO CADASTRO DA CAPES NO PERÍODO DE 1998 A 2007

  • Graziela Baldessar Polla UFMS
  • Neusa Maria Marques de Souza UFMS

Resumo

Neste artigo realizamos o relato de uma pesquisa, ainda em andamento, que tem como principal objetivo apresentar um panorama das pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação no Brasil no período de 1998 a 2007, sobre o ensino e aprendizagem da álgebra. Consideramos importante este período (pós PCN), frente às possibilidades de mudanças que novos cenários políticos e sociais impuseram para área da educação. Distintas perspectivas nos desafiam a lembrá-lo como um momento inédito de propostas educativas que, por sua vez, nos convidam a novas interrogações e reflexões. Assim, procedemos o levantamento das dissertações e teses do período e para tal, buscamos como fonte de acesso à produção da pós-graduação strictu senso no Brasil o Banco de Teses da CAPES, complementado pelos dados das bibliotecas digitais dos programas de pós-graduação em Educação Matemática e/ou Educação. Com isso pretendemos obter dados que apontem as tendências das dissertações e teses produzidas. Como referencial metodológico, utilizamos os pressupostos da pesquisa do tipo „estado da arte‟ que comporta tanto análises quantitativas como qualitativas (FERREIRA, 2002). Das 73 pesquisas encontradas sobre o tema, além da catalogação pretendemos buscar respostas, à luz de referencial teórico específico, às seguintes questões: o que nos mostram, em síntese, os estudos realizados nos últimos 10 anos na pós-graduação brasileira em relação ao ensino e aprendizagem da álgebra para as séries finais do Ensino Fundamental? Quais são as práticas pedagógicas dos professores apontadas nestas pesquisas? Quais tendências foram possíveis perceber, na evolução das pesquisas? Que contribuição estes trabalhos trazem, como novas alternativas ao ensino/aprendizagem da álgebra? Alguns apontamentos preliminares serão feitos no texto sobre os dados já coletados que serão apresentados.

Referências

EVES, Howard. Introdução á História da Matemática. 2. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 1997.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas „estado da arte‟. Educação & Sociedade, Campinas, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. (ISSN 0101-7330).

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