PROCEDIMENTOS DE VERIFICAÇÃO DE IGUALDADES ALGÉBRICAS POR MEIO DE JOGO DE QUADRO

  • Adriano da Fonseca Melo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo é produto da pesquisa cujo objetivo é investigar dificuldades e possíveis aprendizagens no trabalho com igualdades algébricas por meio dos procedimentos que fazem uso de verificação utilizando jogos de quadros com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. O referencial teórico adotado seguiu o que é proposto por Brousseau na Teoria das Situações Didáticas, em relação aos momentos adidáticos e o uso de jogos de quadros proposto por Douady. Para análise das produções dos alunos, além desses autores, foi utilizado o que é proposto por Margolinas em relação ao processo de verificação como uma forma do aluno de realizar a validação de formulações de estratégias para solucionar situações– problema. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa foi realizada nos moldes da Engenharia Didática proposta por Artigue. Os resultados provisórios mostram que os alunos do 9º ano têm algumas dificuldades para distinguir, em alguns casos, os procedimentos para calcular a área e o perímetro de uma figura. Provavelmente, pela baixa frequência de atividades nas quais tenham que analisar a validade de afirmações, justificando suas decisões, eles apresentaram dificuldades com atividades que exigem o raciocínio argumentativo. Esse resultado aponta para a necessidade de ser adotado, com maior freqüência em sala de aula, o uso de atividades envolvendo mais de um quadro matemático, nas quais o aluno possa conjecturar, formular argumentos e justificar suas tomadas de decisões, assim como comunicar a seus pares suas conclusões de forma coerente e respeitando as normas dos textos matemáticos.

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