UMA ANÁLISE DAS TÉCNICAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA REPRESENTAR UMA FRAÇÃO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO A RELAÇÃO PARTE-TODO

  • Cristiano da Silva dos Anjos UEMS
  • Antonio Sales UEMS

Resumo

O propósito deste estudo foi descrever, analisar e avaliar as práticas de alunos do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Nova Andradina, relativas ao estudo das frações. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, tendo como referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático. A pesquisa está em andamento, mas os dados parciais indicam que os alunos utilizaram técnicas trabalhadas em sala de aula e fundamentaram o processo nos conhecimentos vivenciados durante as aulas.

Biografia do Autor

Cristiano da Silva dos Anjos, UEMS
Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Professor da Rede Estadual de Ensino em Nova Andradina, MS.
Antonio Sales, UEMS
Doutor em Educação e Professor da UEMS em Nova Andradina, MS.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza D. A.; LÜDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EDUSP, 1986.

ANDRÉ, Marli Eliza D.A. Etnografia da Prática Escolar. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHEVALLARD, Yves. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999 (Versão em espanhol não paginada).

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; GASCÓN, Josep. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

CASABÓ, Marianna Bosch. Un punto de vista antropológico: la evolución de los "instrumentos de representación" en la actividad matemática. In: QUARTO SIMPÓSIO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Huelva: Universidade de Huelva, 2001. Disponível em: <http://www.seiem.es/publicaciones/archivospublicaciones/actas/Actas04SEIEM/IVsimposio.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2010.

MALINOWSKI, Bronislaw. Uma teoria científica da cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.

SALES, Antonio. Práticas argumentativas no estudo da geometria por acadêmicos de Licenciatura em Matemática. 2010. Campo Grande, MS:PPGEDU/UFMS, 2010. Tese (Doutorado Educação).

Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021