A DEVOLUÇÃO DO PROBLEMA: “COMO RESOLVER UM SISTEMA LINEAR?”

  • Aparecida Santana Chiari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa, em nível de mestrado, que tem por objetivo investigar a utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do ensino médio. Para que o objetivo geral seja atingido, elencamos dois objetivos específicos: investigar o uso do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do ensino médio e investigar a elaboração das operações elementares para a obtenção de sistemas lineares equivalentes. Os dados foram coletados a partir da observação de situações de estudo e da análise da produção de alunos que atuaram sobre uma sequência didática. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados segundo o critério de assiduidade. Os alunos que participaram da pesquisa cursavam o primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Campo Grande. O referencial teórico para análise desta pesquisa é a Teoria das Situações Didáticas e nos inspiramos na Engenharia Didática para, metodologicamente, materializá-la. Neste texto trouxemos uma atividade aplicada duas vezes durante a experimentação, em momentos distintos, acompanhada de sua análise a priori e de suas análises a posteriori. Os diálogos e as produções escritas que estão neste texto mostram o quanto as duplas evoluíram em relação ao uso das operações elementares para a obtenção de sistemas escalonados. No momento em que a atividade foi aplicada pela primeira vez, eles manifestaram o pensamento de ser necessário isolar uma variável, entretanto não dispunham de estratégias para isso. Após o trabalho com atividades em que as operações elementares foram exploradas bem como alguns sistemas a serem escalonados foram propostos, os alunos desenvolveram habilidades e estratégias necessárias para efetuar o escalonamento visando a resolução de sistemas lineares.

Biografia do Autor

Aparecida Santana Chiari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 
José Luiz Magalhães de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade de Mato Grosso do Sul e orientador desta pesquisa.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021