A DEVOLUÇÃO DO PROBLEMA: “COMO RESOLVER UM SISTEMA LINEAR?”
Resumo
Este artigo refere-se a uma pesquisa, em nível de mestrado, que tem por objetivo investigar a utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do ensino médio. Para que o objetivo geral seja atingido, elencamos dois objetivos específicos: investigar o uso do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do ensino médio e investigar a elaboração das operações elementares para a obtenção de sistemas lineares equivalentes. Os dados foram coletados a partir da observação de situações de estudo e da análise da produção de alunos que atuaram sobre uma sequência didática. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados segundo o critério de assiduidade. Os alunos que participaram da pesquisa cursavam o primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Campo Grande. O referencial teórico para análise desta pesquisa é a Teoria das Situações Didáticas e nos inspiramos na Engenharia Didática para, metodologicamente, materializá-la. Neste texto trouxemos uma atividade aplicada duas vezes durante a experimentação, em momentos distintos, acompanhada de sua análise a priori e de suas análises a posteriori. Os diálogos e as produções escritas que estão neste texto mostram o quanto as duplas evoluíram em relação ao uso das operações elementares para a obtenção de sistemas escalonados. No momento em que a atividade foi aplicada pela primeira vez, eles manifestaram o pensamento de ser necessário isolar uma variável, entretanto não dispunham de estratégias para isso. Após o trabalho com atividades em que as operações elementares foram exploradas bem como alguns sistemas a serem escalonados foram propostos, os alunos desenvolveram habilidades e estratégias necessárias para efetuar o escalonamento visando a resolução de sistemas lineares.Referências
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