ELEMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MATO-GROSSENSE NA DÉCADA DE 70 DO SÉCULO XIX

  • Kátia Guerchi Gonzales UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS

Resumo

O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa em fase de conclusão com o objetivo de analisar os aspectos históricos e culturais da Educação Matemática presente no contexto de Mato Grosso, referente ao período da década de 70 do século XIX. Na condução desse objetivo, procura-se manter as relações que a instituição escolar possuía com outras instituições, bem como, com os aspectos sociais, políticos e econômicos. A pesquisa está sendo conduzida através de documentos oficiais e de análises de discurso e são interpretadas por meio da linha proposta por André Chervel e outros autores que compartilham as mesas ideias favorecendo uma análise de cunho cultural e histórica. Os resultados das análises aqui apresentadas evidenciam a tentativa de se inculcar a cultura dos grandes centros em Mato Grosso, a influência da Igreja na instituição escolar e a constituição da disciplina de Matemática por meio da introdução dos cursos noturnos, da criação da Escola Normal e do Liceu Cuiabano.

Biografia do Autor

Kátia Guerchi Gonzales, UFMS
Mestranda do Programa de Pós - graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.
Luiz Carlos Pais, UFMS
Professor do Programa de Pós - graduação em Educação Matemática da UFMS.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021