Mudanças e Motivações que Influenciaram a Reestruturação dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina no Período de 2000 a 2010

  • José Wilson dos Santos UFMS
  • Marcio Antonio da Silva UFMS

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Trata-se de um estudo de caso que tem por finalidade compreender as mudanças ocorridas no currículo prescrito do curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública brasileira, no período de 2000 a 2010, buscando identificar em que medida estas mudanças possibilitaram (ou não) a inter-relação entre conhecimentos específicos e pedagógicos, bem como entre teoria e prática. Neste contexto, pretendemos ainda identificar algumas influências e motivações que impulsionaram as reestruturações dos Projetos Pedagógicos (PP’s) do curso, neste período. Para tanto, buscamos apoio teórico para a compreensão das diferentes visões da relação teoria e prática em Vásquez (1977) e Candau e Lelis (1995), e dos aspectos da cultura escolar em Hargreaves (1994). Fundamentando nosso percurso metodológico a partir das considerações de Lüdke e André (1986), concentramos esforços iniciais em localizar os PP’s do curso e os documentos oficiais relacionados à formação docente e, posteriormente análisa-los. Na sequência, realizamos entrevistas semi-estruturadas com nossos sujeitos de pesquisa, dois ex-coordenadores do curso, o coordenador atual e ainda um docente que participou de todas as equipes de reformulação dos PP’s. Ao analisar as transcrições das entrevistas, pretendemos abordar aspectos de ordem curricular, pedagógica e da cultura escolar. Para a realização deste artigo, além dos documentos citados, focamos nossa atenção na transcrição da entrevista com o professor que participou de todas as reformulações curriculares do curso. Nossas primeiras análises revelam a existência de um forte traço dicotômico entre teoria e prática, bem como entre as disciplinas pedagógicas e específicas. No entanto, constatamos um movimento de um grupo de educadores matemáticos atuando nas reformulações mais recentes, o que está provocando uma mudança na identidade do curso.

Biografia do Autor

José Wilson dos Santos, UFMS
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Campo Grande-MS, Brasil. 
Marcio Antonio da Silva, UFMS
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande-MS, Brasil.

Referências

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021