UM ESTUDO SOBRE A MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS DE ÁLGEBRA E DE GEOMETRIA PLANA EM ESTUDOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA: USANDO O GRAPHEQUATION COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO

  • Adnilson Ferreira de Paula UFMS
  • Marilena Bittar UFMS

Resumo

Neste artigo descrevemos os elementos considerados fundamentais para a elaboração da nossa dissertação de mestrado que investiga a mobilização e articulação de conceitos de Álgebra e de Geometria Plana em estudos da Geometria Analítica quando trabalhada por acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática. Para isso comentamos inicialmente o objetivo geral e os específicos que direcionarão esse trabalho. Na sequência explanamos nossa base teórica composta pela Teoria das Situações Didáticas e os Registros de Representação Semiótica, assim como a metodologia Engenharia Didática. Amparados por essas teorias procuramos em nossa dissertação analisar por meio do papel e lápis a passagem da representação algébrica para a gráfica e, com o Graphequation o processo inverso, isto é, passagem da representação gráfica para a algébrica. Nessa busca apreciamos a preocupação de Brousseau em valorizar tanto o trabalho do professor quanto o do aluno, assim, acreditamos que cabe ao professor ou pesquisador criar condições para que o aluno se aproprie de conhecimentos matemáticos e ao aluno, o envolvimento na construção do saber matemático. Finalmente para esse artigo, como parte da dissertação ainda em desenvolvimento, apresentamos um exemplo de atividade elaborada segundo os princípios da Engenharia Didática para ser desenvolvida fazendo uso do Software Grephequation.

Biografia do Autor

Adnilson Ferreira de Paula, UFMS
Mestrando do Programa de Pós - graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Marilena Bittar, UFMS
Professora do Programa de Pós - graduação em Educação Matemática da UFMS. 

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Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021