ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE UM LIVRO DIDÁTICO PARA A ARGUMENTAÇÃO NO ESTUDO DA GEOMETRIA

  • Jessica Martins de Souza Almeida
  • Antonio Sales
Palavras-chave: Livro Didático. Argumentação. Dedução. Indução. Abdução.

Resumo

O presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa realizado com o objetivo de analisar os livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental utilizado em uma escola publica de Nova Andradina. Observar como a argumentação está presente no ensino da matemática e na construção dos raciocínios dedutivo, indutivo, abdutivo. Traz a análise do conteúdo envolvendo a relação dos ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma reta transversal. Os resultados mostram que há por parte da coleção uma preocupação em fixar um tópico de cada vez, fica ao aluno a tarefa de estabelecer relações, e deixam pouco espaço para que haja uma discussão de ideias e na construção do raciocínio.

Biografia do Autor

Jessica Martins de Souza Almeida

Acadêmica de Matemática da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina. Bolsista da UEMS.

Antonio Sales

Professor da UEMS/ NA.

Referências

BOSCH, M.; CHEVALLARD, Y.. Ostensifs et Sensibilité aux Ostensifs dans l„activité Mathématique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19/1, 77-124, 1999.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

COLÉGIO MARISTA IPANEMA. Importância do livro didático. Disponível em:<http://colegiomarista.org.br/ipanema/ambiente-de-aprendizagem/a-importancia-do-livro-didatico, 2012 > Acesso em: 25 de jun. 2012.

MARCOS, S. T.; DIAS, I. C.. As espécies de raciocínio: Dedução, Indução e Abdução. 2005, artigo disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/39907730/raciocinio-doc> acessado em: 28/05/2012 OLÉRON, P. L´Argumentation. 2. ed. Paris: PUF, 1987.

PEIRCE, C. S. Escritos coligidos. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Pensadores) PLANTIN, C.. A argumentação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SOUZA, J. R.; PATARO, P. R. M. Vontade de Saber Matemática. São Paulo: FTD, 2009.

SOUZA, J. M.; SALES, A. A contribuição da argumentação no estudo da geometria por alunos do ensino fundamental. In: VI SESEMAT- Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Campo Grande. VI SESEMAT. Campo Grande: UFMS, 2012.

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

VELOSO, E. Formalização em Geometria: Temas Actuais. Instituto de Inovação Educacional, Lisboa: Portugal, 1998. Disponível em www.sbem.com.br/files/viii/pdf/03/MC02128926734.pdf Acesso em: 25 abr. 2011.