DESAFIOS VIVENCIADOS NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

  • Regina Litz Lamblem UEMS
Palavras-chave: prática docente, mediação, ensino, aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho descreve parte da trajetória de uma professora na busca de apoio teórico e metodológico para a compreensão de fenômenos ligados ao ensino e à aprendizagem da matemática. O objetivo do texto é trazer algumas análises e reflexões realizadas a partir de uma experiência de aula ministrada na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Serão apresentadas algumas dificuldades vivenciadas no processo de transição da práxis professor-transmissor de conhecimentos para a práxis professor-mediador. Assim, é possível compreender alguns elementos que permeiam esse processo de transição.

Biografia do Autor

Regina Litz Lamblem, UEMS
Matemática

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/SN de 18 de Fevereiro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES 1.302, 06 de Novembro de 2001. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de março de 2002.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

Publicado
2017-09-21
Seção
Trabalhos de Comunicação Oral - XV SESEMAT - 2021