UM ESTUDO DA DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS EM LIVROS DIDÁTICOS

  • Marcilene Moreira dos Santos UEMS
  • Antonio Sales UEMS
Palavras-chave: Teoria Antropológica do Didático, Teorema de Pitágoras, Demonstração, Livro Didático

Resumo

Este artigo é parte de um trabalho mais amplo que vem sendo desenvolvido com acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática envolvendo a demonstração em Matemática e, mais particularmente, a argumentação na aprendizagem da geometria. Esta etapa do processo consistiu em analisar a demonstração do teorema de Pitágoras em livros didáticos do ensino fundamental. Abrange um pouco da história e da natureza da demonstração e a teoria de análise adotada é a Teoria Antropológica do Didático. Os resultados apontam para a presença da predominante do processo que se apóia nas relações métricas no triângulo retângulo.

Referências

CAVALCANTE, Luis Carlos, SOSSO, Juliana, VIEIRA, Fabio; POLI, Ednéia. Para Saber Matemática: 8º série. São Paulo: Saraiva, 2006.

CENTURION, Marília; JAKUBOVIC, José; LELLIS, Marcelo. Matemática na Medida Certa (novo): 8ª serie. São Paulo: Scipione, 2003.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e Realidade: 8ª série. 5. ed. São Paulo: Atual, 2005.

MORI, Iracema; SATIKO, Dulce. Matemática: idéias e desafios: 8ª série.14. ed.reformulada.São Paulo: Saraiva, 2006.