ESTUDO DE PROPORCIONALIDADE E PROCEDIMENTOS DE CÁLCULO MENTAL

  • Maria José Santana Vieira Gonçalves UFMS
  • José Luiz Magalhães de Freitas UFMS
Palavras-chave: Proporcionalidade, Cálculo Mental, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta de uma forma geral considerações sobre uma pesquisa em andamento, cujo objetivo geral é investigar a aprendizagem de conceitos de proporcionalidade e procedimentos de cálculo mental empregados por alunos do 7o ano do Ensino Fundamental durante a resolução de situações-problema que envolvam o raciocínio proporcional. Sua relevância está no fato de considerarmos que são muitas as contribuições da resolução de problemas e do cálculo mental para a aprendizagem da Matemática. Para atingir o objetivo da pesquisa busca-se aporte na Teoria das Situações Didáticas (Brousseau), por meio de situações-problema que permitam ao aluno participar da construção e evolução do seu conhecimento. Os procedimentos de investigação adotados são os previstos pela Engenharia Didática (Artigue): análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori. A fim de dar fundamentação teórica e didática à pesquisa foi realizado nas análises preliminares, um levantamento bibliográfico sobre as concepções de proporcionalidade e sobre o cálculo mental. Os estudos realizados permitiram delimitar algumas variáveis importantes que foram consideradas durante a concepção das atividades da sequência didática. Na fase da experimentação os dados serão coletados por meio de observações realizadas durante as sessões de atividades da sequência didática a ser desenvolvida em classe. Com o objetivo de fazer, caso necessário, ajustes na sequência didática previamente elaborada, foi aplicado um teste piloto. Na análise a posteriori desse teste constatou-se algumas das previsões elencadas na análise a priori. Observou-se também, durante a aplicação do teste, o quanto os alunos recorrem aos algoritmos quando realizam cálculos. Esperamos, ao concluir esta pesquisa, contribuir para a aprendizagem da Matemática bem como levantar novas questões para o avanço dos estudos sobre o tema investigado.

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