UMA ANÁLISE DAS TÉCNICAS UTILIZADAS POR ALUNOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS DO PRIMEIRO GRAU, EM TRÊS SESSÕES DE ESTUDO.

  • Anderson Soares Muniz UFMS
  • Luiz Carlos Pais UFMS
Palavras-chave: Praxeologia, Organização Praxeológica, Momentos de estudo

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa em andamento do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Matemática, Curso de Mestrado. Nossa pesquisa procura descrever as praxeologias didáticas e matemáticas adotadas pelos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida. Refere-se à resolução de problemas que podem ser resolvidos por meio de uma equação do primeiro grau. Os problemas utilizados nas sessões de estudo foram retirados da coleção Tudo é Matemática, do autor Luiz Roberto Dante. Procuramos descrever à produção escrita dos sujeitos envolvidos na pesquisa, destacando organizações praxeológicas. Na primeira parte do texto apresentamos algumas noções da teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Yves Chevallard, que subsidiou nossas análises referentes às organizações Didáticas e Matemáticas. Na segunda parte dedicamos aos procedimentos metodológicos adotados nas sessões de estudo. Finalmente apresentamos nossas análises através de tabelas e um diálogo envolvendo o aporte teórico desta pesquisa, e a produção dos sujeitos. Estão aqui também os objetos ostensivos e não ostensivos presentes nas atividades matemáticas selecionadas nas sessões de aplicação e, finalmente, as análises resultantes, dos momentos de estudos que envolveram a produção dos alunos. Entendemos que a discussão aqui iniciada abre espaço para uma outra questão não menos importante: Como conceber propostas de ensino e aprendizagem que permitam aos alunos se envolverem na atividade matemática? 

Referências

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